Quem sou eu

Eu sou eu, meus eus e os seus.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BELOS MOMENTOS...BELOS DIAS




Em tempos que estamos" derretendo "sobre um enorme calor, vale apena buscar no arquivo de fotos algo que nos remetem ao passado, aproximadamente na década de 20. Relatos em buscas de dados relacionados com a fotografia mencionam sobre a tradição de realizar piqueniques na cascata do arroio Itaquarinchim ou Taquarinchim (Como afirma seu Léo Fett) por políticos, convidados especiais e amigos. Podemos observar o Intendente Bráulio Oliveira vestido de branco ao centro, sendo ele o anfitrião do momento. As famílias convidadas realizavam momentos de lazer através de produções literárias, recitais poéticos e brincadeiras diversas.

Nos encontros realizados também eram tratados assuntos sobre a política municipal, estadual, nacional e bem como a mundial ( possíveis). Podemos no imaginário popular deduzir sobre as decisões que eram tomadas entre sombra e água frescas, apesar que nenhum dos homens estão vestidos adequadamente para o banho na cascata. Estavam comemorando algo, pois podemos observar homens assegurando garrafas. Este momento foi registrado onde hoje se encontra o moinho do Funguetto.

Poucos dados podemos registrar e transcrever pois a história está cheia de lacunas. Necessitamos de contadores, de pessoas folclóricas e mais fotos que registram a história do município. Você, caro leitor poderá participar enviando fotos de familiares, amigos e conhecidos com um breve relato para o e- mail: eunisiaineskilian@hotmail.com. Vamos criar uma rede de informações históricas sobre o município e região das missões. Agradecemos a colaboração dos participantes e créditos serão mencionados. Pois, tempos modernos podem nos remeter ao passado e a história não deve acabar.

4 comentários:

Marjorie disse...

Bah!!!

meu pai mandou uma montanha de fotos para o Darlan. Ele postou algumas coisas no blog da Secretaria...

Um beijo!!!

Eunisia disse...

Vou verificar o blog em que o Darlan postou as fotos. Fotografias mandadas serão pesquisadas de acordo com a história (se possível). Quero criar uma rede de história do município e região.
Obrigada,
Marjorie

claudiodognani disse...

ótima idéia, resgatar o passado, saber como eles viviam, oque pensavam, como eram as casas, os custumes... sempre quando posso vou a casa de meus pais e fico vendo fotos antigas, aquelas das décadas de 20, 30, 40 e por aí vai...
Parabéns pela iniciativa....
Abraço.

Augusto Bier disse...

Meu avô Augusto Franke, chegou em Santo Angelo em 1924. Um de seus passatempos favoritos era caçar pombas no matagal que então redeava o Arroio Itaquarinchim. Durante a caçada, ele e seus amigos faziam um belo churrasco. E a empreitada rendia pombas-do-mato suficientes para que todos fizessem uma bom cozido em casa. Deve haver fotos disso com os descendentes de Valdemar De La Rue