Quem sou eu

Eu sou eu, meus eus e os seus.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O MESTRE

Berenice, moça muito comportada resolveu ir para Porto Alegre. Histórias de moças comportadas realizando uma viagem você conhece há muito tempo. Mas, Berenice chegou na capital toda orgulhosa pois tinha uma meta: ir ao encontro para fazer o mundo acontecer. Foi rapidamente, após colocar sua valise e notebook no ombro para a Usina do Gasômetro.
Curiosa e ansiosa para realizar sua inscrição, talvez seria a primeira, pois era domingo e o evento começaria na segunda- feira, com a presença de seu mestre. Subiu euforicamente até o 4º andar e solicitou informações cabíveis aos voluntários do encontro.
Estava derretendo seu cérebro e sua massa corporal solicitava algo gelado para refrescar as ideias e colocar os pés no chão.
Enquanto se deliciava com um picolé que não era de seu Macalé aquele da rua Sepé, caminhava observando grupos vestidos com suas características, outros com bandeiras que ela sabia o significado realizando manifestações de louvores ao mesmo mestre considerado seu. Olhou para outro lado, perguntou em uma banca de artesanato  o preço da máscara do tuareg  feito de papel machê que lhe chamou atenção, uma economia sustentável. Ficou espantada com o preço e deixou escapar... A setentona hippie querendo aparentar  trinta e cinco anos realizou um sermão indignada com Berenice: não entende de arte popular,  pô... estamos lutando para um mundo melhor socialmente, politicamente e economicamente correto.
Resolveu Berenice, naquele calor de quarenta graus dar uma volta no barco Cisne Branco pelo Guaíba. Pensativa, corroída, indignada, cansada observou ao longe a cidade de Porto Alegre...
Terça- feira pela manhã, cá estava Berenice toda faceira com seu rebolado passeando pela avenida Brasil, após dar uma espiada no seu local de trabalho. Comprou o jonal onde acabou lendo notícias sobre seu mestre, a avaliação de tantos anos de encontro, as transformações da esquerda e direita na última década. Ficou com uma fúria tremenda e não queria compreender, não fazia parte de sua bandeira a viagem de seu mestre para um lugar onde o rico faz a festa mas,  acabou não acontecendo.Colocou o jornal dentro da sua bolsa, respirou,  dobrou a esquina e entrou na catedral.
Obs: fotografia de Jeferson Bottega

7 comentários:

Lorís disse...

Pobre Berê ( seria este seu apelido quando ainda acreditava na revolução por uma bandeira?)!
Conheci também uma Berenice, que acreditava nas boas intensões. Encontrei-a mais tarde, mais experiente e transformada, acreditando nas pequenas ações, individuais, anônimas mesmo. Mas fazendo a diferença.
Que bom que "Berenices " progridem, evoluem, diferente de certos "revolucionários" fora de época!
Parabéns pelo artigo. Bj.
Ah! Espero que suas preces na Catedral tenham sido por todas as Berenices...

Marjorie disse...

Nos tempos de Fórum Social Mundial, vem bem a calhar... e quem já não foi Berenice nessa vida!? Nem que seja a Azambuja embalando as domingueiras por aí.

Beijo

Eunisia disse...

Loris,
a cunhada da Berenice tbém está muito mudada. Vive voltada para a vida espiritual e para seus netos. Tbém está responsável pelo microcosmo econômico, político e social de seus familiares. Tempos contemporâneos.
Abs,
Eunísia

Eunisia disse...

Marjorie,
ás vezes gostaria de ser a Azambuja, deixaria meu corpo volitar ao som da sua gaita, inocentemente.
Valeu, hermana cibernética.
Abs
Eunísia

Augusto Bier disse...

O mestre enterrou várias das minhas utopias. Mas seu governo ainda é melhor do que o de FHC - que, aliás, criou a bolsa-família. E acho que a sucessora fará mais do que todos os governos da revolução e até aqui juntos. Isso não afasta a possibilidade da decepção definitiva, mas...
Sobre a Berê entrar na igreja, talvez seja pra chorar o inquisitorial desaparecimento do mural do Tadeu Martins. Era considerado indecente, porque nele aparecia uma índia com um seio desnudo. É por isso e outras cositas mais que Santo Ângelo não sai da Idade Média!
Belo blog, guria!
Y besos

Eunisia disse...

Bier,
vc por aqui. A Berenice cresceu e adotou a cidade que vc considera medieval. Também já saiu em manifesto inclusives em meios de comunicações sobre a pintura polêmica do Tadeu Martins na catedral... só não compreendeu o silêncio do artista qdo a pintura foi retira definitivamente dos fundos do altar da catedral no ano que passou...mistério!
Abs
Eunísia

Eunisia disse...

Dário Dutra,
quais são os critérios para a seleção dos melhores blogs do Brasil?
Eunísia