Quem sou eu

Eu sou eu, meus eus e os seus.

sábado, 9 de janeiro de 2010

PÂNICO, INCOMPREENSÃO HUMANA

Tomamos conhecimento na vila Comandaí, poucos quilômetros da nossa cidade, vive Luzia com seu esposo, comerciante naquela localidade.
Luzia, senhora de quarenta e cinco anos, está atacada de infecção crônica produzida por um bacilo específico, chamado de Bacilo de Hansen. Motivo que, querida sobrinha, está causando um verdadeiro pânico naquela povoação seguido de transferência de domicílio já, de várias famílias, havendo outras que desejam fazê- lo, a fim de por salvo as suas famílias do terrível mal que as ameaça. Imagina!!! O próprio grupo escolar que congrega aproximadamente 150 alunos fechou as portas, negando- se as professoras, dizem com razão, voltarem ao trabalho, antes que seja retirada do lugar a leprosa.
A doente em apreço, Luzia, já esteve recolhida ao leprosário de Porto Alegre, e  não sabemos como consegui evadir- se. Hoje, está vivendo entre seus familiares e no próprio seio da coletividade, sem escrúpulo algum, dedicando- se mesmo, segundo se propala naquele lugarejo, à fabricação de manteiga, queijos, pães, bolachas  e cucas que são vendidos na feira de Santo Ângelo.
O chefe da higiene local, telefonou ao diretor do leprosário de Porto Alegre, a fim de requisitar a ambulância daquela casa de saúde, para fazer o transporte da Luzia para aquela cidade. mas a resposta foi negativa, pois o diretor daquele estabelecimento hospitalar comunicou que o carro ambulância estava completamente estragado.
Houve enorme movimentação dos políticos locais e estaduais para que a Luzia fosse recolhida imediatamente, pois a localidade estava vivendo a cada instante o pânico, um dos mais terríveis males que pesam sobre a humanidade.
Estamos nos preparando para ir ao baile do Baltazar, no clube Concórdia, aí em Santa Rosa. Qual será a bandinha que irá animar a festa?
Olha, vamos combinar tantas coisas juntas, vamos organizar um pequenique na cascata do Comandaí, quando a primavera chegar com a participação das normalistas.
Últimamente estamos despertando para a curiosidade política e econômica. O governador do estado. o general Ernesto Dorneles propõe executar o plano de eletrificação. espero que tenha persistência.
Querida sobrinha, redigi de maneira completamente adoidada, fugindo às regras gramaticais e metodológicas de uma carta, no dia treze de março de hum mil novecentos e cinqüenta e dois.
Muita luz!
Com carinho,
Tua Tia Sibila.

8 comentários:

Luciana disse...

Muito interessante e mais ainda ver que as coisas permanecem assim em vários aspectos, antes por falta de conhecimento,hoje por ignorância.Estamos morrendo de saudades, um abraço enorme!!!Rodrigo e Luciana.

Eunisia disse...

Amo vcs!!!
Quem sabe Rio Grande na terça- feira... FÉ, SABEDORIA E ESPERANÇA!!!
Eunísia

Marjorie disse...

Credo! Arrepios!!!! Sincronicidade????

Um beijo

Eunisia disse...

Talvez, irmã cibernética!!!
O mundo é misterioso...
Bjs
Eunísia

FabioZen disse...

Altamente romanceável,Eunísia.Interessantíssimo!

Eunisia disse...

Valeu!!! Que prazer vc aqui pelo blog.Foi inspirado em uma carta do acervo que está no Arquivo Histórico Municipal
Sabedoria e Fé!
Eunísia

Unknown disse...

Vc sempre com sua maneira peculiar de emitir recados para nossos eus.
Obrigado por ventilar nossas mentes.
Longa vida amiga Eunisia

Augusto Bier disse...

Até hoje o obscurantismo causa vãs ondas de pavor, porque a doença é mencionada na bíblia, única leitura de pentecostais raivosos e ignorantes.