
Tia Lolita vestida de chita não existe mais. Havia tempos em que a titia realizava aos domingos gostosas delícias de sobremesas; pudins, torta de bolachas Maria, sagu de vinho ou de creme de chocolate com leite, ambrosia, doce de arroz com leite. A nova titia não guarda em sua biblioteca o livro de receita da Vovó Anastácia. E não perde mais tempo em frente ao fogão movimentado pela lenha, pois, possui forno e fogão elétricos, geladeira duplex, freezer e microondas e tudo está on line. O forno feito de tijolos e barro, o rolo de massa,a gamela ficaram para a exposição do Museu da Cozinha.
Hoje, a Tia Lolita que não veste mais chita, acessa sentada na mesa da cozinha, onde fabricava calça virada, massa e pães caseiros, acessando o blog, o faceboock e o twitter em busca de dados sobre a "receitas caseiras". Usando os óculos da última marca vai colocando os ingredientes da receita em uma bacia de plástico de R$ 1,00; ovos de caixa ou de rede, leite de saco ou de caixinha, fermento rápido, farinha branca, maisena...
O contemporâneo destas receitas também é o uso do telefone sem fio. Para não estragar o trabalho ralizado pela manicuri, pega o telefone e liga para a padaria que fica no outro lado da rua e realiza a encomenda das deliciosas sobremesas. Ao mesmo momento bela como sempre, mesmo com a chapinha feita no cabelo, a Tia Lolita vestida de jeans, camisa branca e tênis, presta atenção e divide com os sobrinhos, todos com noteboock, sentados em círculo ( este costume continuou), cada qual mostrando fotos de passeios realizados em chácaras com direito em andar de charrete ou carroça, onde tinham bois, vacas, porcos e galinhas e todas as delícias do tempo da vovó e sem esquecer da aventura que foi dormir em uma barraquinha de lona. Passeio com um custo fenomenal pago à agência de turismo rural em suaves prestações de 10 vezes em cheques pré -datados.
2 comentários:
Voltei ao mundo. VOLTEI!!!
beijo
Marjorie,
até que enfim... voltou!!!
Abs
Postar um comentário